4 pontos importantes que você deve avaliar no orçamento de uma construtora de obras corporativas

Investir em obras corporativas requer bastante atenção. Especialmente quando se trata de avaliar o orçamento de uma construtora especializada neste tipo de projeto.

É fundamental que todos os custos sejam previstos com assertividade e que os serviços realizados estejam com preços detalhadamente descritos. Dessa forma, você se planeja melhor para arcar com os gastos e não extrapola o valor disponível.

E quais são os principais pontos para se observar quando é este o assunto? Aqui estão algumas orientações que ajudarão a lidar com a construtora escolhida. Acompanhe!

1. Avalie as etapas incluídas no processo

A construtora de obras corporativas apresenta um projeto com as etapas da construção. Isso é necessário para que a viabilidade do processo seja comprovada, inclusive com possíveis margens de erro que variam entre 20% e 30% no orçamento.

Sendo assim, avalie com atenção a proposta apresentada pela empresa. Fique de olho no que envolve, principalmente, a área de construção, o padrão de acabamento e o custo unitário básico. Assim, será mais fácil determinar se a cobrança é justa e cabe em seu bolso.

2. Trabalhe com estimativas para obras corporativas

Na fase de pré-projeto de obras corporativas, peça para que a construtora especifique as estimativas de gastos. Elas devem ser feitas conforme os serviços de referências que farão parte do planejamento oficial da construção.

obras corporativas

Como a construtora tem um portfólio de trabalho, ela pode se basear também em índices físicos e financeiros de projetos que já foram realizados previamente. Verifique tudo com muito cuidado para, novamente, ver se os valores se encaixam dentro do que você pode gastar.

3. Exija um orçamento estratégico

As áreas estratégicas da construtora devem estar envolvidas no processo de concepção do orçamento. Faça essa exigência para que os setores de engenharia, compras e planejamento contribuam com todos os levantamentos de custos de sua obra corporativa.

Não aceite que um profissional por si só determine cada detalhe dos gastos. Eles são bastante específicos e é preciso ter um conhecimento mais afunilado para fazer indicações e cálculos precisos. Por isso, é importante também procurar uma construtora de confiança, que trabalhe com esse tipo de respaldo.

4. Acompanhe os gastos do orçamento do começo até o fim da obra

O orçamento de obras corporativas é feito no começo do projeto, mas devem ser acompanhados minuciosamente até que ele seja finalizado. O monitoramento constante dos gastos evita desperdícios, excesso de materiais sem necessidade, falta de equipamentos e de prestação de serviços.

A cada etapa da construção, peça uma prestação de contas para verificar como está o andamento do investimento. Verifique se algo saiu do controle ou se algum valor sobrou e continue neste controle para aplicar cada centavo com consciência.

Como você pôde ver, o orçamento de obras corporativas não é um assunto extremamente complicado. Basta um olhar analítico para as questões citadas e, com toda certeza, seu projeto será um sucesso. Além, é claro, de se moldar basicamente no valor que você tem disponível para fazê-lo acontecer.

Gostou dessas dicas? Aproveite e siga nossas páginas no Facebook, no LinkedIn e no Instagram para mais novidades e outros artigos tão úteis quanto este!

Comentário no facebook