Neuroarquitetura: o que é e por que investir nela?

A neuroarquitetura é uma nova tendência que busca, através da inserção de certos elementos, estimular e aumentar a produtividade e criatividade dentro do ambiente.

O seu nome tem união de dois termos: a neurociência e a arquitetura, duas áreas que estão extremamente relacionadas e, normalmente, não são vistas conjuntamente.

Essa tendência tem exatamente o objetivo de unificá-las, investigando a relação do comportamento humano com o ambiente em que ele está inserido.

Continue lendo o nosso post e saiba sobre a neuroarquitetura!

O que é neuroarquitetura?

A neuroarquitetura consiste na conexão entre a neurociência e a arquitetura, e busca compreender qual é a relação do nosso cérebro com os ambientes que estamos inseridos.

O principal objetivo dela é criar projetos e ambientes que estimulem, desenvolvam e impactem positivamente o desempenho das pessoas inseridas nesse espaço.

Isso é feito através de alguns elementos, como luz natural, cores, natureza e móveis, que de forma inconsciente impactam o organismo.

De forma muito simplificada, podemos relacionar com fotos.

Ao vermos uma foto de um bebê ou um cachorro, o nosso cérebro produz hormônios que nos deixam felizes e fazem nos sentirmos bem.

Já ao vermos algo nojento, tendemos a nos sentir desconfortáveis e mal.

O mesmo acontece, mas de maneira muito mais sutil, com os ambientes em que estamos inseridos. Você, com certeza, trabalhará melhor em um ambiente bonito, com cores e iluminação natural do que em um local escuro e sem estética.

É importante ressaltar que a neuroarquitetura ainda é uma área que está em desenvolvimento, assim como o estudo do cérebro e suas reações, mas que se mostra uma grande tendência no mercado atual.

Por que investir em neuroarquitetura?

A principal razão para investir nessa tendência está em projetar um ambiente completamente humanizado e, ainda sim, esteticamente atrativo.

Por isso, ela tem se mostrado uma ótima alternativa para escritórios, onde os gestores desejam criar um espaço para aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

Ela também é utilizada em ambientes escolares, comércios e hospitais para que os alunos, consumidores e pacientes se sintam melhores lá.

Quais são os principais elementos considerados na neuroarquitetura?

Os principais elementos que devem ser inseridos são:

Ambientes com ar livre

É muito raro encontrarmos uma pessoa que não goste de estar em um ambiente com ar livre, com iluminação e ventilação natural.

Esse tipo de espaço faz com que as pessoas se sintam melhores e mais relaxadas e, por isso, é muito utilizado em escritórios e hospitais, locais de mais tensão.

Para isso, é possível fazer a criação de:

  • sacadas,
  • terraços,
  • varandas,
  • jardins.

Além disso, os ambientes com ar livre são uma nova tendência durante e após pandemia, uma vez que reduzem a contaminação e auxiliam no combate ao Covid-19.

Cores

Normalmente, ao entrar em um ambiente público encontramos cores neutras.

Isso ocorre, principalmente, como estratégia para não tornar o ambiente carregado, ou seja, com muitas informações.

Mas, dentro da neuroarquitetura, é recomendado que as cores sejam utilizadas para estimular e deixar os espaços mais estimulantes.

Isso pode ser feito através da pintura de uma parede, móveis ou painéis, trazendo mais vida para o ambiente e o tornando mais moderno.

Natureza

Inserir elementos naturais no design também é uma tendência incentivada pela neuroarquitetura.

Chamamos essa inserção da natureza nos ambientes de design biofílico.

Ele pode ser utilizado através de árvores, espaços com plantas, jardins verticais ou horizontais, telhados verdes e plantas aéreas.

Através desses três elementos citados acima é possível implementar a neuroarquitetura para o seu espaço e fazê-lo ainda mais especial.

Conte com a DutraLevi para isso, somos especializados em projetos empresariais e corporativos. Fale conosco e saiba mais sobre a neuroarquitetura!

arquitetura empresarial

(Imagens: divulgação)

Comentário no facebook