Humanização do ambiente corporativo: 5 dicas práticas para promover essa tendência!

Ao passo em que a tecnologia está tomando proporções cada dia maiores e recursos como inteligência artificial e automações de processos estão crescendo, a humanização do ambiente corporativo também está em ascensão, trazendo aspectos que tornam o cotidiano dentro das empresas mais confortável.

Locais de trabalho com política de abertura para comunicação, diferenciais, como happy hour e day off no dia do aniversário, reuniões de feedback e até mesmo a possibilidade de home office e presença de espaços de descontração estão em alta.

O importante é conciliar resultados com a humanização do ambiente corporativo, tornando a empresa um local confortável e com qualidade para trabalhar e apresentar ideias e progressos.

Neste post iremos trazer 5 dicas para promover um ambiente de trabalho mais humanizado. Confira!

Como promover a humanização do ambiente corporativo?

Para trazer mais humanização para o ambiente corporativo é preciso, antes de tudo, ter em mente que o local precisa ser adequado, e muitas vezes reformado, para fomentar novas ideias e discussões saudáveis.

Além disso, trazer conforto e uma estrutura adequada para a produtividade é fundamental.

Siga as dicas a seguir e sinta a diferença:

Aposte em espaços open space

A tendência dos espaços open space está cada dia mais presente, justamente por ser fácil de ser aplicada e por trazer resultados satisfatórios.

Open space nada mais é que o local de trabalho que permite interação entre departamentos, criando uma integração maior e, principalmente, a troca de conhecimentos entre os colaboradores das mais diversas áreas.

A ideia desse conceito é recriar o ambiente corporativo, onde barreiras como paredes ou divisórias são trocadas por mesas maiores, que permitem uma comunicação mais eficiente e um espaço mais aberto.

Uma rápida reforma pode reformular e modernizar completamente a empresa!

Tenha ambientes de descanso e de descontração

Espaços de descanso e para momentos sociais e, até mesmo, locais livres promovem uma maior descontração, o que aumenta a integração da equipe.

Ambientes dessa natureza fazem com que a humanização do local de trabalho ganhe novas proporções e reflita na melhora na produtividade.

Invista em móveis mais descontraídos

Não basta ser open space e ter locais para descanso, é preciso que os móveis sejam descontraídos e adequados para o perfil que trabalha na sua empresa, para trazer uma experiência completa de humanização.

Uma dica importante na hora de escolher a quantidade e disposição da nova mobília é deixar as peças mais decorativas em áreas livres e os funcionais nas regiões onde os colaboradores produzem.

Foque na ergonomia

Um ambiente de trabalho com ruídos, má ventilação, desorganização, problemas de iluminação, móveis inadequados e sem sinalizações adequadas atrapalha a produtividade.

Para isso, a ergonomia existe para se preocupar e regulamentar todos os fatores que tornem o local mais humanizado para se trabalhar.

Focar em tornar um espaço mais ergonômico é um passo e tanto para melhorar diversos aspectos do cotidiano, entre eles a humanização do ambiente corporativo.

Insira plantas nos designs

Pode parecer um mero detalhe, mas a colocação de plantas em locais estratégicos do ambiente de trabalho faz muita diferença no cotidiano de todos que convivem no local.

Isso acontece porque as plantas, além de tornarem o lugar mais bonito, também trazem tranquilidade para as pessoas.

Inclusive, é sabido que os colaboradores que trabalham com tranquilidade acabam por ter mais motivação, o que, por sua vez, aumenta a produtividade de forma geral.

Na hora de escolher as plantas para o ambiente de trabalho, opte pelas que têm um tempo de vida longo e que deixarão o escritório mais bonito.

É importante lembrar que elas precisam de atenção, então, deixe alguém encarregado de mantê-las saudáveis.

Gostou das dicas? Que tal implementá-las na sua empresa? Para te ajudar com isso, conte com nossas soluções!

Somos especialistas em reformas de ambientes de trabalho, para torná-lo mais humanizado, mais eficiente, produtivo e belo. Entre em contato conosco!
arquitetura empresarial
(Imagens: divulgação)

Comentário no facebook