Por que você deve pensar na arquitetura corporativa da sua empresa?

A arquitetura corporativa de uma empresa é um aspecto que tem impacto direto nos resultados econômicos da companhia, mas que poucos empresários levam em consideração.

Afinal, para muitos, trata-se apenas de uma “bobagem”. Algo irrelevante. No entanto, essa percepção é falsa. A arquitetura corporativa é muito importante e deve ser pensada de maneira estratégica. Quer ver como? Siga a leitura até o fim!

A arquitetura corporativa influencia na produtividade

Um dos aspectos em que a arquitetura da empresa causa impacto é na produtividade no trabalho. Isso acontece porque um ambiente moderno e agradável faz com que os funcionários fiquem mais satisfeitos e, quanto maior a satisfação, maior a produtividade.

Além disso, determinados elementos da arquitetura estimulam a produtividade dos colaboradores. Em ambientes criativos, como no setor de marketing ou uma empresa de design, é importante usar cores e texturas na decoração para acentuar a criatividade da equipe, por exemplo.

A arquitetura melhora a colaboração entre a equipe

Um dos aspectos mais importantes da arquitetura corporativa é que ela pode estimular uma melhor interação entre a equipe de funcionários, especialmente em ambientes de inovação e pesquisa.

Isso porque os espaços podem ser pensados de forma a colocar os colaboradores juntos. Além disso, é possível criar lugares para dinâmicas, jogos e bate-papo, de modo a estimular o vínculo emocional entre os funcionários, o que também melhora a produtividade.

arquitetura corporativa

A arquitetura gera mais saúde para o funcionários

Um dos benefícios da arquitetura corporativa é que ela fortalece a ergonomia, o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Por exemplo, a iluminação é fator importantíssimo para o conforto visual dos trabalhadores. Sem luz o suficiente, a visão deles pode ficar danificada.

Por isso, é importante pensar no projeto de arquitetura de modo a garantir bastante luz, ventilação e espaços saudáveis para os corpos e mentes dos trabalhadores da sua empresa. Isso ajuda a aumentar a satisfação deles e melhora a relação com a companhia.

A arquitetura corporativa gera valorização do prédio

Uma empresa é composta por ativos e passivos. Um dos seus bens é o imóvel onde ela está localizada. Eventualmente, claro, a companhia pode pensar em se mudar e vender aquele imóvel.

No entanto, se a arquitetura corporativa não for pensada de maneira estratégica, o prédio pode ficar desvalorizado, antigo. Isso diminui a renda obtida de uma possível venda, desvalorizando também o portfólio de bens da companhia.

A arquitetura gera economia para a empresa

Além de aumentar a produtividade dos colaboradores, o que gera um aumento nas receitas da companhia, outro benefício financeiro de uma reforma é a economia obtida por causa da arquitetura.

Veja a iluminação, por um exemplo. Com uma boa colocação de janelas, a empresa aproveita muito mais luz natural e não precisa acender as luzes o tempo todo. Além disso, pode instalar lâmpadas de LED, que são mais baratas, para os momentos de luz artificial. Na prática, a conta de luz fica muito mais econômica.

Como deu para ver, a arquitetura corporativa é muito importante. É essencial pensar nela para garantir os melhores resultados possíveis para a sua empresa, menos gastos, saúde dos colaboradores e maior produtividade.

Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita e recebe os melhores artigos na sua caixa de entrada! Aproveite para curtir nossa página do facebook.

 

Comentário no facebook