Arquitetura comercial: 5 ideias para deixar sua empresa mais bonita

Você conhece os benefícios da arquitetura comercial? Com ela, é possível customizar o espaço de trabalho de uma empresa de modo a deixá-lo esteticamente mais agradável e mais funcional.

Os benefícios disso são muitos: os colaboradores ficam mais animados em trabalhar com a empresa, a produtividade cresce e o vínculo emocional entre os funcionários fica mais forte, criando um ambiente melhor na companhia.

Mas como fazer para que a empresa fique mais bonita? Quais as melhores ideias de arquitetura comercial que alcançar esse efeito? Confira algumas sugestões a seguir!

1. Invista na decoração “resimercial” na sua empresa

Uma das ideias mais modernas da decoração corporativa atual (e grande tendência nos escritórios contemporâneos) é o conceito “resimercial”. Você já ouviu falar nele? Trata-se de investir em elementos residenciais para um espaço comercial.

A ideia é usar elementos caseiros, como móveis artesanais, tapetes simples e outros objetos, na decoração da empresa. Isso tira dela o aspecto formal e rígido e dá mais liberdade para criar.

Por causa disso, os espaços ficam mais bonitos e confortáveis, agradando mais os funcionários e criando um vínculo emocional mais forte com a empresa, o que gera mais produtividade e retenção de talentos.

2. Use janelas grandes na sua arquitetura comercial

Uma excelente ideia de arquitetura comercial para a sua empresa é investir em janelas grandes, espaçosas e que deixem entrar muita luz. Em primeiro lugar, se trata de uma estratégia de corte de gastos: com a luz natural, há menos necessidade de usar as lâmpadas internas.

Em segundo lugar, a luz solar ajuda a realçar a decoração e o trabalho interno no prédio da empresa. Isso deixa o visual esteticamente mais rico para quem for trabalhar ali. Essa era uma tendência do começo do Século XX e que voltou com força nos últimos anos.

arquitetura comercial

3. Crie espaços amplos com o remanejo interno das paredes

Uma das grandes tendências da arquitetura comercial moderna é o uso de espaços amplos, o que também é verdade em ambientes residenciais. A amplitude é alcançada pelo melhor uso das vigas de sustentação de um imóvel.

Com isso, longos ambientes podem ser criados, integrando vários setores ao mesmo tempo, além de deixar o espaço de trabalho mais bonito no geral. A parte boa é que os espaços amplos dialogam muito bem com a decoração resimercial e o uso de janelas grandes nas paredes.

4. Coloque algumas plantas para deixar sua arquitetura comercial mais bonita

Um elemento muito popular em decorações atualmente e que traz mais vida e beleza para uma empresa são as plantas. Por isso, quando estiver planejando a reforma da sua empresa, pense em um espaço para colocá-las.

Claro que o tipo de planta e o nível de utilização dependerá do estilo da empresa. Algumas mais elegantes se beneficiarão de jardins verticais, enquanto outras lidarão bem com potes em alguns lugares.

5. Use as cores da sua empresa na decoração dos ambientes corporativos

A arquitetura comercial é também uma excelente oportunidade de manter a coerência visual da sua empresa. Na verdade, quando há integração entre a identidade visual da marca com a decoração, o resultado é esteticamente mais bonito.

Por isso, invista nas cores do seu logotipo na decoração do espaço de trabalho. Não tenha medo de usar o vermelho, azul ou verde da sua marca. Seus colaboradores vão adorar!

Seguindo essas ideias de arquitetura comercial, sua empresa ficará muito mais bonita e agradável para os colaboradores e visitantes. Com isso, a ideia é que o espaço gere um relacionamento melhor com os funcionários e maior produtividade.

Se você ainda não se convenceu sobre o uso da arquitetura comercial, confira o nosso guia de como ela pode ajudar a integrar suas equipes!

Comentário no facebook