5 itens para garantir um bom ambiente corporativo na minha empresa

Sua empresa tem um bom ambiente corporativo? Os seus colaboradores costumam interagir positivamente, criam vínculos e ganham produtividade por causa disso? Se não, o problema pode estar no espaço físico.

Hoje em dia, as empresas modernas entendem que o prédio onde estão instaladas, suas configurações físicas e dimensões, causa impacto na relação entre os seus colaboradores. Por isso, fazem obras e reformas para incentivar a criação de um bom ambiente corporativo.

Você quer aprender como fazer isso? Então confira os 5 itens abaixo que não podem faltar na sua empresa!

1. Janelas grandes para deixar a luz solar entrar

Os escritórios e ambientes corporativos deixaram de ser lugares fechados, escuros e se tornaram cada vez mais abertos e arejados. A razão para isso é bem simples: além da economia de energia, a luz solar ajuda a criar um clima melhor.

O sol aquece os colaboradores durante o inverno, além de animar o dia e trazer mais energia. Além disso, a luz do sol evita que os colaboradores fiquem o tempo todo sob luz artificial, o que pode causar danos à saúde.

2. Espaço específico para relaxamento ou descanso

Muitas empresas modernas investem em um espaço para que os colaboradores possam fazer uma pausa, relaxar e descansar um pouco. Isso é importante para manter os níveis de energia e bom humor da equipe.

Quanto mais energia eles tiverem, melhor será o foco, a disposição e o bom humor. Assim, ficará mais fácil a criação de vínculos positivos e menor as chances de brigas ou desentendimentos.

ambiente corporativo

3. Controle de temperatura para um bom ambiente corporativo

Um aspecto que deixa as pessoas zangadas, irritáveis ou estressadas é a temperatura do ambiente corporativo. Se o ar estiver frio demais ou quente demais, é possível que haja conflitos internos, mau-humor e indisposição.

Por isso, é importante que a estrutura física da empresa contemple estratégias e equipamentos para o controle da temperatura, de modo a gerar um clima ameno e positivo no ambiente de trabalho.

4. Decoração “resimercial” para maior conforto interno

Uma das grandes tendências da decoração corporativa atualmente é o estilo “resimercial”. Na prática, significa tentar trazer o ar residencial para dentro do ambiente comercial, com sofás, poltronas e móveis confortáveis.

Isso cria um clima mais gostoso dentro do escritório, de modo que os colaboradores se sintam mais confortáveis, com menor propensão a brigas e discussões entre eles. 

5. Espaço de convivência no ambiente corporativo

Um bom clima no ambiente de trabalho depende da criação de vínculos emocionais entre os colaboradores. Ultrapassar obstáculos em conjunto é uma boa maneira de fazer isso, mas existem outras formas também.

Uma delas é a criação de um espaço de convivência, onde os funcionários possam conversar, se divertir e formar amizade além das suas relações de trabalho entre si. Isso ajuda a melhorar o clima interno da empresa.

Viu só? São poucos os itens que ajudam a criar um bom ambiente corporativo na sua empresa. Se você pensa em fazer uma reforma para melhorar a moral da equipe, esses são os aspectos que não podem ficar de fora.

Se você ainda não se decidiu que uma reforma é o que você precisa na sua empresa, confira agora mesmo como a arquitetura empresarial ajuda a melhorar a interação entre as equipes!

Comentário no facebook