4 maneiras de garantir os prazos de entrega em obras corporativas

Ao realizar obras corporativas, uma das maiores dificuldades e exigências é o cumprimento de prazos. Isso é importante porque o negócio depende da entrega para funcionar normalmente ou até para voltar a operar. Atrasos, portanto, significam prejuízos.

Por outro lado, o processo não é tão simples quanto parece. É preciso ir além do planejamento para ter a certeza que tudo poderá ser feito conforme o esperado. Desse jeito, as chances de obter a satisfação se multiplicam.

A seguir, veja quais são 4 formas de garantir os prazos de entrega nas obras corporativas e tenha tudo sempre em dia!

1. Crie cronogramas com as estimativas adequadas

Para impedir que os prazos sejam estourados, é essencial determinar quando cada fase deve acontecer. O melhor jeito de organizar tudo isso de uma forma fácil é por meio de um cronograma.

Esse documento identifica cada etapa necessária para concluir a reforma ou modificação do espaço comercial. Além disso, associa aos passos uma data limite ou previsão de conclusão.

Ele representa, normalmente, a combinação entre os desejos da gestão e as estimativas de execução, de acordo com os recursos disponíveis. Para fazer uma boa previsão, vale pesquisar junto a profissionais especializados da área de construção.

2. Entenda quais são os principais gargalos

Após montar o cronograma, é essencial entender quais são os maiores gargalos para o cumprimento do prazo das obras corporativas. A ideia é reconhecer quais aspectos demandam maior atenção e que podem causar um efeito dominó.

Veja, por exemplo, quais são as atividades ligadas em sequência. Se a primeira atrasar, a segunda não acontece e isso afeta todo o planejamento. É o caso da entrega por parte dos fornecedores. Se ela demorar, a equipe não tem com o que trabalhar.

Essa avaliação ajuda a reconhecer os pontos críticos e definir o que fazer para evitar que isso se transforme em uma cascata de atrasos.

obras corporativas

3. Prepare-se para imprevistos em vários pontos

Para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos, também é essencial entender que os imprevistos fazem parte dessas realizações. Mesmo com todo o planejamento e com a estruturação, nem sempre dá para impedir que algo saia do esperado.

O melhor modo de lidar com a situação é já contar com os imprevistos e se preparar para eles. Ter algum tempo de “folga” entre as etapas ou já prever os atrasos na criação do prazo é um jeito de absorver qualquer mudança indesejada.

Ter planos de reserva também é importante, porque eles ajudam a agir quando tudo sai do esperado e, ainda assim, há a pressa para a conclusão.

4. Contrate uma construtora especializada em obras corporativas

Todas as etapas anteriores são relevantes, mas consomem muito tempo e atenção da gestão. Para que seja possível focar no que realmente vale para o negócio, o ideal é contratar uma construtora especializada.

A equipe de profissionais experientes em obras corporativas será capaz de montar e monitorar o cronograma. Com a coordenação de toda a execução e resolução de problemas, tudo é entregue dentro do prazo.

O melhor é que, além de obter o que é desejado no momento adequado, dá para a gestão focar em outros pontos do negócio. Desse jeito, os resultados são mais positivos e o processo ganha eficiência.

Realizar obras corporativas que terminam no prazo é um dos fatores importantes para o sucesso. Com essas dicas, é possível garantir que tudo isso seja cumprido e, assim, obter todos os benefícios.

Fique por dentro de outras informações, dicas e novidades! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nada.

Comentário no facebook